“Festa das papas” no Samão

No passado dia 20 de janeiro, realizou-se uma visita de estudo à “Festa das Papas”, no lugar do Samão.

A visita de estudo efetuou-se no âmbito da disciplina de Área de Integração, com o intuito de integrar os jovens na sociedade e dar a conhecer uma das mais antigas e puras tradições das Terras de Basto.

Começámos por visitar a casa onde se confecionaram as papas, o pão e as carnes, tudo produtos regionais, confecionados pela população local. De seguida, dirigimo-nos ao largo do Samão onde se procedeu ao início da festa, que já era ansiada há algum tempo. Encaminhámo-nos, depois, para a igreja onde foi celebrada uma missa em honra de São Sebastião, padroeiro desta festa, pelo Monsenhor José Augusto Ribeiro, diretor do nosso Externato No fim da missa, fomos em procissão até à casa do santo para benzer o pão, as papas, as carnes e o vinho.

Carregados os carros de bois com os elementos celebrativos desta festa, prosseguimos em procissão até a um campo enorme para dar continuidade à tradição. Aí fizeram-se duas filas opostas uma à outra mas com espaço suficiente para que as senhoras pudessem estender as toalhas e colocar a broa, a carne e as papas, para iniciar a degustação da comida, distribuindo de seguida o vinho pelas pessoas presentes, dando lugar ao convívio e à boa disposição.