Visita de estudo a Esposende

O Externato visita o Navio Gil Eannes (Viana do Castelo) e o Parque Natural do Litoral Norte (Esposende)

 

No passado dia 03 de abril, o grupo disciplinar de Biologia e Geologia organizou uma visita de estudo ao Navio Hospital Gil Eannes (Viana do Castelo) e ao Parque Natural do Litoral Norte (Esposende), que contou com a participação das turmas de Ciências e Tecnologias do 11.º ano (A, B e C).

Pela manhã, em Viana do Castelo, a visita ao Navio Hospital Gil Eannes possibilitou o seu reconhecimento como um espaço museológico, que contribui para o desenvolvimento cultural, turístico e científico especialmente em áreas relacionadas com o mar.

Assim, o contacto com os diversos espaços do Navio proporcionou aos nossos alunos a aquisição de um pouco da sua história. O Externato foi a última escola a visitar o Navio antes da última intervenção de restauro nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e agora, 3 anos após essa reabilitação, o Navio Gil Eannes, ex-líbris da cidade e do país, muito tem ainda para contar!

Já da parte da tarde, decorreu a visita ao Parque Natural do Litoral Norte, em Esposende. Esta área protegida apresenta um enquadramento ambiental, geológico e paisagístico verdadeiramente único, possuindo um dos mais elevados índices de biodiversidade do país! Neste contexto, o percurso de autocarro com paragens estratégicas permitiu reconhecer que os riscos naturais podem ser agravados por uma intervenção antrópica desadequada ao ambiente, compreender a ação geológica do mar sobre a faixa litoral, reconhecer a importância das áreas protegidas e conhecer a geologia e a biologia deste Parque Natural.

Esta visita de estudo foi, de uma forma geral, muito agradável e produtiva, tendo proporcionado momentos de consolidação de aprendizagens, aquisição de novos conhecimentos e ainda momentos de convívio entre alunos e professoras. Tratou-se, na opinião de todos os intervenientes, de uma experiência muito gratificante e enriquecedora.