Visita de estudo ao Ecomuseu de Barroso

 

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos da turma 10ºA realizaram, no passado dia 23 de março, uma visita de estudo ao Ecomuseu de Barroso – Centro Interpretativo das Minas da Borralha (em Salto), acompanhados pelos professores Cecília Pereira e Alcino Fernandes.

Chegados ao centro do núcleo museológico, o grupo foi recebido pela Dra. Sofia Dias, pelo José Carlos e pela Marta Freitas que orientariam a visita até ao fim. Depois de efetuado o pertinente enquadramento histórico, seguiu-se a visita ao auditório, balneários e algumas zonas de exposição. Os alunos tiveram também a oportunidade de ouvir as experiências do Sr. Mário, um antigo mineiro. Apesar de tão grande variedade de atrativos, o principal foco de curiosidade dos alunos foi a visita à galeria da escombreira, pois permitiu-lhes sentir o que é estar dentro de uma mina. Após o almoço no Centro Recreativo e Cultural das Minas da Borralha (antiga escola primária), os alunos visitaram a Fundição, edifício admirável onde era produzido ferro tungsténio. Por fim, realizou-se uma caminhada, parte do “percurso do mineiro”, onde foi possível visitar o arquivo, que contém um grande espólio documental, a pensão e a Igreja construída pelos próprios mineiros.

Num clima de aventura e descoberta pela Geologia, os alunos viveram intensamente a experiência de uma viagem ao interior da Terra!