O Externato visita o Parque Natural do Litoral Norte (Esposende), o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) (Matosinhos)

No dia 10 de abril, realizou-se uma visita de estudo com as turmas de 11.º ano, de Ciências e Tecnologias, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

Esta visita teve como destino, da parte da manhã, o Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), em Esposende, onde nas praias de Suave Mar e de Ofir, apesar do vento e da chuva, foi possível observar a restinga, os esporões e as dunas, permitindo reconhecer que os riscos naturais podem ser agravados por uma intervenção antrópica desadequada ao ambiente e compreender a ação geológica do mar sobre a faixa litoral.

Depois da hora de almoço, no Mar Shopping, em Matosinhos, visitamos as instalações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), com uma sala de exposições temporárias, e tivemos a possibilidade de realizar a atividade prática “Otólitos… a caixa negra dos peixes!”, que nos possibilitou conhecer a existência, nos peixes, de elementos denominados por otólitos, as suas funções e a informação que deles podemos obter, aprender técnicas de extração dos otólitos e estimar a idade dos peixes através da análise dos otólitos, saber mais sobre a pesca e de que modo este conhecimento nos permite proteger as espécies marinhas em vias de extinção.

A última paragem foi no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), localizado no terminal de cruzeiros de Leixões, cujas instalações têm uma arquitetura muito peculiar, que remete para o ambiente marinho. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, dedicada à investigação. Neste contexto, visitamos um laboratório da área de nutrição e verificamos algum do trabalho de pesquisa que lá se desenvolve.

Como turma, todos concordamos que a visita correu como esperado, independentemente do mau tempo que se fez sentir na praia. Foi uma visita educativa e interessante e todos nós gostámos!

Gabriela Gonçalves, 11.º A