Atividades

O Externato continua de portas bem abertas, proporcionando intensos momentos de aprendizagem, reflexão e diversão a toda a Comunidade.

Aliando o lúdico ao pedagógico, no dia de 24 de março, realizou-se o peddy paper “Caça aos Ovos no Mosteiro” cuja finalidade foi proporcionar a várias gerações familiares uma descoberta do manancial cultural do nosso Mosteiro. Os participantes puderam também conhecer “in loco”, ou revisitar, o Externato de S. Miguel de Refojos, um dos espaços cabeceirenses onde a cultura se faz, se interpreta e se propaga.

De cariz mais religioso e intimista, a 20 de abril, realizou-se a Via Lucis ou Caminho da Luz. Baseando-se em trechos bíblicos dos Evangelhos e do Livro dos Atos dos Apóstolos, na Via Lucis, percorreram-se catorze estações tendo-se meditado nas aparições de Cristo após a Ressurreição. Cada uma das estações foi encenada pelos alunos do Externato, tendo-se terminado com um gesto ou objeto simbólico, acompanhado de um cântico litúrgico.

O Externato agradece ao Senhor Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, por nos ter agraciado com a sua presença e ter presidido a esta belíssima cerimónia.

Como não podia deixar de ser, um sincero obrigada a todos os alunos, funcionários e professores, pelo seu carinho e dedicação.

No próximo dia 5 de maio, o Externato contará com mais um dia repleto de atividades e uma noite histórica que levará o público às origens da literatura portuguesa e onde não faltarão “Trovadores, Jograis e outros que tais…”. Como tem sido da praxe nos últimos anos, nessa noite haverá teatro, dança, música e muitas outras surpresas…

Apareça !