Externato

Localização: O Externato de S. Miguel de Refojos situa-se no centro da Vila de Cabeceiras de Basto.

 

Fundação: O Externato entrou em funcionamento, com as atuais características, no ano letivo de 1992/93.

 

Instalações: É constituído por um rés-do-chão em arcadas graníticas onde se encontram a secretaria, a reprografia, a sala de convívio, o bar, duas salas de aula, dois balneários, o centro de recursos/biblioteca escolar.

No edifício adjacente ao principal, situa-se o refeitório.

O Externato dispõe, também, de dois campos polidesportivos, no exterior, e um miniginásio, no interior, para a prática desportiva.

No primeiro andar, rico em belos tetos de madeira e azulejos do séc. XVII, existem doze salas de aula, três salas para trabalho autónomo, uma capela, a sala dos professores, o gabinete do Diretor, o gabinete do Assessor e três casas de banho.
O novo edifício, nas margens da ribeira de Penoutas, antigas casas dos caseiros da Quinta do Mosteiro, é constituído por seis salas de aula, uma sala de informática, o gabinete do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e o Gabinete de Informação e Apoio (GIA).

O Externato dispõe, ainda, de outro edifício com três laboratórios e uma sala para a componente prática dos Cursos Profissionais da área de Eletricidade e Eletrónica, também ele junto à ribeira de Penoutas.

 

Pessoal Discente: : É atualmente frequentado por 347 alunos do 10º, 11º e 12º anos, repartindo-se por 2 cursos (Curso de Ciências e Tecnologias, assim como o Curso de Ciências Sociais e Humanas) e ainda 95 alunos dos Cursos Profissionais.

Estes alunos distribuem-se por 17 turmas (5 turmas do 10º ano, 5 turmas do 11º ano, 3 turmas do 12º ano e 4 turmas dos Cursos Profissionais).

 

Corpo Docente: O corpo docente da escola é constituído por 35 professores.

 

Pessoal não Docente: A população não docente é constituída por 8 auxiliares de ação educativa e 4 assistentes administrativos.