EXTERNATO É CONVIDADO A PARTICIPAR NO DIA DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS

escolha profissional é um momento bastante delicado na vida dos nossos alunos. Por isso, é essencial que eles recebam todo o apoio, nomeadamente as informações necessárias para que a decisão seja tomada com muita certeza.

Neste sentido, o Externato decidiu desde logo aceitar o convite da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM). Assim, no dia 2 de fevereiro, as turmas A e B de 11.º ano, do ensino regular de Ciências e Tecnologias, e a turma C de 11.º ano, do Curso Profissional de Técnico/a de Eletrotecnia e Telecomunicações, participaram no Dia das Escolas Secundárias e Profissionais, integrado na Semana da Escola de Engenharia, a decorrer de 1 a 7 de fevereiro, no Campus de Azurém, em Guimarães.

A Semana da Escola de Engenharia constitui o evento por excelência de divulgação da EEUM junto da comunidade académica, da população estudantil do ensino secundário e da sociedade em geral. Com o tema “Carreira – Futuro”, a iniciativa pretende lançar o debate sobre a construção da carreira dos atuais alunos e futuros graduados da EEUM, a ligação ao tecido empresarial e o ecossistema de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I).

Tratou-se de um dia aberto durante o qual os alunos visitaram os diversos departamentos da EEUM e ficaram a conhecer cada uma das áreas científicas.  Neste contexto, tiveram oportunidade de estabelecer um contacto mais próximo com os cursos oferecidos pela Escola de Engenharia, o que contribui para um melhor conhecimento da formação oferecida por esta instituição nas áreas das Tecnologias e Engenharia.

Foi, portanto, uma jornada prática com visitas a laboratórios, participação ativa em demonstrações e interação específica entre alunos do ensino secundário e alunos universitários, inclusive antigos alunos do Externato.

 

Porque é muito importante encorajar os nossos alunos a descobrir

o que gostam de fazer e no que são bons, transmitindo

força e segurança para os ajudar numa decisão que determina o seu futuro!

 

 

Depois deste dia, ficamos a perceber que um engenheiro é aquele que deteta um problema e o resolve!

Foram-nos apresentadas diversas Engenharias o que foi bom, pois nem sempre sabemos quais as nossas opções. Com diversas experiências e atividades deram-nos uma pequena perspetiva sobre os cursos em causa, desde Engenharia Informática, Biológica, Física, Têxtil, de Gestão e Sistemas de Informação, de Materiais e de Gestão Industrial.

Durante o decorrer das atividades, podemos também perceber um pouco sobre o que é ser estudante universitário, o ambiente, as instalações e as expetativas e opiniões de alguns dos estudantes.

Foi uma visita interessante em que, de facto, começamos a considerar mais opções para o curso que um dia iremos escolher.

11.º A

 

A visita de estudo foi muito interessante. Fizemos várias atividades, mas a que se destacou foi a da Engenharia Civil em que fizemos muitas construções com massa esparguete e cola quente. Foi uma experiência enriquecedora, que nos deu a conhecer algumas das opções para o nosso futuro.

11.º B

 

No passado dia 2 de fevereiro fomos à Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães, com o intuito de conhecer algumas das engenharias. Nesse sentido, realizámos várias atividades no âmbito da engenharia civil, mecânica, tecnológica, biológica e informática, entre outras. Assistimos também a uma palestra sobre o papel das mulheres no mundo das engenharias. Esta visita foi muito importante e enriquecedora, pois pudemos ter uma perceção das engenharias que existem, o que nos irá ajudar no momento de escolher o nosso futuro.

11.º C